quinta-feira, 21 de maio de 2009

Anjos e Demônios


Na última segunda feira fui ao cinema ver o tão esperado Anjos e Demônios (Ron Roward) baseado no best-seller de Dan Brown, também autor de Código Da Vinci.
Ao entrar na sala de projeção, já pude perceber que uma bela sessão de cinema estava por vir, já que havia poucas pessoas e estas poucas não apresentavam sinais de que iriam conversar, contar o filme e resmungar o tempo todo.
Confesso que ando um pouco sem paciência para ir ao cinema, mas o motivo é a falta de educação de uma grande parte do público, enfim, era uma segunda feira, não tinha promoção nenhuma e era a última sessão, logo poucas pessoas. O silêncio do público prevaleceu na sala do inicio do filme ao seu fim.

Saí da sala de cinema feliz, por saber que meus R$7,50 não haviam sido jogados fora, para quem não leu o livro o filme será mais um filme de ação, suspense, com ótimas atuações, um belo roteiro, e construção da fotografia e trilha sonora que caminham paralelamente à narrativa do filme.
Já quem leu o livro poderá sentir falta de um ou outro personagem, algumas substituições e uma cena ou outra que não foi colocada na película, porém posso dizer com segurança que estes “cortes” não fizeram falta alguma, ao contrário, tiraram de Anjos e Demônios aquela demasia e chatice que havia em O Código Da Vinci.
Até mesmo os exageros da história original de Dan Bronw foram contidos e atenuados.
Bom ia me esquecendo do principal, falar do que se trata o filme, Anjos e Demônios é um filme atemporal, mostra um momento importante da igreja católica em que o seu lider máximo Papa,morreu, durante o Conclave (reunião para escolha do próximo Papa) quatro dos preferidos ao cargo são sequestrados, o sequestrador está a mando de um antigo inimigo da Igreja e informa que matará um cardeal por hora, até a meia noite momento em que uma “bomba” feita com uma nova tecnologia deve detonar e varrer o Vaticano e parte de Roma do mapa.
Enfim, Anjos e Demônios cumpre seu papel como adaptação cinematográfica, na verdade muito além disto, corrige erros do livro.
Para quem não leu o livro, vale a pena, nas livrarias uma nova edição com uma capa feita em decorrência do lançamento do filme.

Nenhum comentário: